Expresso, dois - PORQUE ANTES DOS 30?

segunda-feira, fevereiro 15, 2016



Seria bem mais fácil se tudo saísse como projetado em nossa cabeça quando tínhamos 15 anos, veja só que belo:

1- Preciso ter 18 anos
2 Depois disso, serei independente. Habilitação, carro/moto. Sem satisfações. Realizada
3- Encontrar o amor da minha vida
4- Entrar na faculdade, o curso dos meus sonhos. Altas viagens, resenhas, fraternidade americana.
5- estabilidade financeira, vida SUPER feliz, estilo Gossip Girl quem sabe até sex and the city com as amigas.
6- blá, blá, BLÁ!

Mas e quando os anos vão avançando e é chegado o sonhado 18tão as coisas parecem não ter saído como planejado? Logo após avança mais um pouco: 21. 22. Ué! cadê toda aquela lista Minha Vida Perfeita e Controlada ? Eu não sei. Quem sabe?
 Pergunto-me se projetar a vida dessa maneira quando se é tão jovem pode surtir algum efeito. Consequências disso,  terão . Positivas ou negativas. Realização ou frustração. Mas como saber? Talvez o barato da vida é justo esse: não saber. Porque quando tudo está no controle, pode tornar-se fatigante, constante , uniforme. Ou não. Pra alguns o controle é necessário, para outros a liberdade é integrante.

A caixa. O problema, quem sabe, é a caixa. Tudo tão esquematizado dentro dela, nada pode fugir de seu horizonte. Para frente, para trás. Para o lado ou para o outro. É o esquema da caixa. Quando se tem 15 anos, estamos na caixa. Minha Vida Perfeita e Controlada, arquitetada por uma cabeça com pontas soltas, hormônios, rebeldia e descobrimentos. Anos na caixa, quatro anos na caixa.
 " Tudo aqui dentro está certo,tenho todos os sonhos em mim e depende de mim" 
Pais discutem e com bônus : Primeira Decepção ...
" Tudo aqui dentro está certo,tenho todos os sonhos em mim"
O amor decepciona, Segunda decepção, terceira, quarta ...
" Tudo aqui dentro está certo"
Recupera o fôlego.
De repente tudo chacoalha, de novo e de novo.
" Tudo aqui dentro está errado, tenho sonhos falhos em mim e não depende de mim "

A caixa. O problema é a caixa. Porque é preciso alargar horizonte, pensar diferente, agir diferente. Isso aí, agir diferente! 
 Anos na caixa, quatro anos na caixa. Acionar é preciso, abalar é inevitável, administrar é demorado.
23. Se a crise da idade existe, as vezes ela pode vir mais cedo. 
-" E daí?" ,diz. Coloca questionamentos a mesa. Quem eu sou? O que tenho? Já não sou velha pra isso? Remete a uma pergunta antiga,um tanto inocente: O que quer ser quando crescer? Talvez a melhor resposta fosse: quero ser a pessoa mais disposta a mudanças. Mas qual é? essa resposta é um tanto sem sentido. Mas por outro lado é uma boa perspectiva.

Tenho respostas. Não todas. Não definitivas. 
-Quem eu sou? Uma otimista em formação.
-O que tenho?  Tudo e ao mesmo tempo nada.
-Já não sou velha pra isso? Talvez, mas não tão velha que não me permita isso.

Aqui já não existe mais o  programa Minha Vida Perfeita e Controlada. Em meio a trancos e barrancos a caixa se abriu, não mais apenas quatro direções, mas sim várias. Posso alternar entre andar, correr ou voar. E isso é extasiante. Um dia, quando as direções forem favoráveis, quem sabe retorne e conquiste algum sonho dos 15, 18, 21 anos. Podem ser agregados a coisas maravilhosas e novas, antes não imaginadas. Boas ou ruins. É o preço por viver livre, com controle.

Ah! Pergunto-me se projetar a vida dessa maneira quando se é tão jovem pode surtir algum efeito. Fecho os olhos e penso, volto a anos atrás. Me vejo. Vestido e sapatos rosa, feliz por estar realizando um sonho bobo,mas era um sonho. Realizado. Estar no controle de tudo não é nada bom. Esta realização a qual me refiro não teve nada a ver com o meu Domínio Sobre, foram os caminhos da vida. As consequências disso: Frustração, força, persistência, mudança, mais sonhos. Quer saber? valeu a pena.
Existência. E termino essa conversa entre um sinônimo e outro. "É apenas mais um pensamento solto", quem sabe? Vida.

 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Twitter

Pinterest